segunda-feira, 9 de maio de 2011

A polêmica das ciclovias e ciclofaixas


A polêmica das ciclovias e ciclofaixas

          O blog chileno Ciudad Ciclista fez um post muito interessante (e um tanto polêmico) defendendo o fim das ciclofaixas e ciclovias nas cidades. Segundo o blog, não é benéfico para ciclistas, pedestres e motoristas segregar as bicicleatas do resto do sistema viário da cidade.
          Em um vídeo publicado no post, os autores do blog mostram situações em que a ciclovia segregada atrapalha ou até causa riscos de segurança. Assista abaixo:

          O blog defende que os ciclistas devem usar as ruas, assim como todos os carros, para pedalar até o trabalho, a escola ou qualquer outro trajeto. “A possibilidade do ciclista conduzir sua bicicleta de forma idependente, segura e responsável é prioridade acima de qualquer tipo de infraestrutura e é um dos pilares de qualquer política para promover a bicicleta como meio de transporte eficiente”, diz o site.
          O tema é polêmico. É fato que não dá para esperar que os ciclistas ‘apenas’ usem as ciclovias e ciclofaixas para se locomover. É impossível criar essa infraestrutura por todas as ruas da cidade. Portanto, quem vai de bicicleta pode e deve compartilhar a pista com os carros.
           Mas, por outro lado, ciclovias e ciclofaixas são importantes para o ciclista iniciante ter mais confiança para pedalar na cidade e também podem ser muito úteis para acompanhar vias expressas e muito movimentadas, que colocariam em risco o ciclista.
O que você acha sobre o assunto? Deixe seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário